Comentários, análises e viagens Ed.2 – A TV dos anos 90

Publicado: 13/04/2011 em Anos 90
Tags:, , , , , , ,

Passa ou Repassa

Passa ou Repassa

VOLTEEEEEEEEEEEIIIIII GALERINHAAAAAA!!!

Não! Definitivamente não!!! Isso soa meio… Bozo!?!?!? Mas de qualquer forma, estou voltando a escrever depois de uns 7 séculos(como se eu fosse o pai de Tutankhamun!!! Se não sabe quem ele foi, veja mais Chapolin!!!). Além da sempre falta de idéias pra escrever, pois como já disse antes, gosto de escrever de forma espontânea, então não fico procurando idéias internet a dentro. Afinal, escrevo sobre minhas idéias, não sobre as dos outros. E pela falta de tempo também, pois mudei de emprego, bem melhor que o anterior e que me consome mais tempo também.

No domingo passado, conversando com uma amiga, Paulinha, lembramos de muita coisa legal do nosso tempo de criança e percebi que a conversa rendia bastante, e que esse era um bom tema para se abordar aqui. Mas agora, ao digitar, tenho a sensação de que falar sobre boas lembranças de infância soa um tanto egoísta frente ao que aconteceu em Realengo na semana passada. Mas por outro lado, acho que devemos mesmo relembrar e valorizar ainda mais nossas boas lembranças, em honra às crianças que tiveram a infância e a vida ceifadas por um desequilibrado, doente mental.

Capa do DVD Street Fighter II Victory

Capa do DVD Street Fighter II Victory

Para começar, lembramos da época em que o SBT ainda formava caráter, diferente de agora, vendido às novelas mexicanas. Dá saudades lembrar da época em que o Bom Dia e Companhia era apresentado pela Eliana, que era quando passava o Fantástico Mundo de Bobby, e acabava as 11h30 para dar lugar à sessão desenho, que passava Pica-Pau, Tom e Jerry e Pernalonga, e ia até 12h que era quando começava Chapolin e logo em seguida Chaves. Depois, começava Will Smith, um maluco no pedaço! Daí vinha o Cinema em casa(que era quando eu ia jogar video-game) e voltava pro SBT logo após o filme acabar, porque começava nada mais nada menos que o Passa-ou-Repassa! E quando acabava, tinha mais meia-hora de Pica-Pau, Tom e Jerry e Pernalonga. E logo em seguida, adivinha??? Chapolin e Chaves denovo. Ia acabar por volta das 6h da noite. E aos sábados, tinha ainda o Sábado Animado. E não era como é hoje, era sem enrolações e sem apresentadores. Era só combo de desenho, um após o outro. Falando em combo, o meu preferido era o Street Fighter II Victory. Não perdia um, esperava chegar o fim de semana pra assistir. A luta do Ken contra o Vega foi a melhor. Pena que o SBT nunca exibiu os episódios finais, e tive que baixar a um tempo atrás. Num total de 29, exibiam cerca de 20, e sempre acabava com o Ryu praticando o Hadouken na praia, enquanto o Bison observava de dentro da limusine. O SBT era de dar inveja a qualquer canal de desenho por assinatura de hoje. Canais que por sinal, falo sobre eles(leia-se detono-os) depois.

Nessa época, não tinha quem não escolhia uma das equipes para torcer, no Passa-ou-Repassa. Era também muito legal responder as perguntas quando eles iam para o Responde ou passa, ficar revoltado porque o participante da equipe que você estava torcendo não sabia uma resposta ridiculamente fácil…

Mas o auge do SBT com certeza foi na época do Disney Club, que depois passou a se chamar Disney Cruj. Só desenho bom. Era Pateta & Max, Hora do Recreio, Ana Pimentinha, Marsupilami, Timão e Pumba, Doug… Possivelmente vai faltar citar algum agora. Eu simplesmente não perdia um episódio. Sem contar que no início, eu acreditava mesmo que eles tavam transmitindo o programa de forma ilegal. Um tempo depois, assim como se descobre que papai-noel não existe, também descobri que era encenação. Mas eles eram convincentes, pra quem era criança, era fácil acreditar. Quem dera voltassem com o programa. É pedir demais.

Disney Cruj

Disney Cruj

Lembrar de tanto desenho chega ser difícil, mas se falei dos do SBT, nos lados da Globo tínhamos Caverna do Dragão e Os Caça Fantasmas, TV Colosso, Família Dinossauro… Na Record por um tempo passou Speed Racer, Mortal Kombat, e o principal era Pokémon! Vi cerca de 3 temporadas, depois fui parando. Dava também a tarde um seriado feito em computação gráfica chamado Beast Wars, e depois virou Beast Machines(ou vice-versa), que basicamente era sobre animais que se transformavam em robôs e caiam na porrada. Havia meio que dois grupos(gangues), a do bem era liderada por um gorila, se não me engano Optimus, e a do mal por um T-Rex, que não me recordo o nome. Mas era muito bom também! Naquela época realmente tínhamos opções ao longo do dia inteiro. Hoje as tardes são infestadas por novelas velhas, programas de fofoca e outros lixos.

E um programa que muita gente deve lembrar é o programa do Hugo, passava na CNT, em que as crianças ligavam e jogavam ao vivo, pelas teclas do telefone. Ele era um duende e tinha que resgatar a família dele que havia sido sequestrada pela bruxa. Tinham várias modalidades, onde ele ia na linha férrea naqueles “carrinhos” que tem uma espécie de alavanca para ficar levantando e abaixando e fazer ele andar, tinha o do avião, de subir o desfiladeiro… Talvez outros, mas os que me recordo são esses. Eu era louco pra poder ligar, num tempo onde poucos tinham telefone em casa, e nós, claro fazíamos parte da maioria…

Isso sem falar nos desenhos clássicos da Disney. São tantos, mas de longe o melhor foi o Rei Leão. Também cito o Corcunda de Notre Dame, São-Paulinos… digo, digo: Bambi, Aladdin, Branca de Neve e vários outros. Mas dois que apesar de não tão conhecidos marcaram a minha infância foram Todos os Cães Merecem o Céu e O Cão e a Raposa. No dia em que eu puder ter um ou mais cães em casa, vou por o nome de um deles de Charlie e outro de Chefe, por causa dos cães desses desenhos. Quem não viu, vale à pena ver, mesmo depois de crescido rsrsrs. Eu mesmo vejo, com a minha sobrinha!

Capa do DVD Todos os Cães Merecem o Céu

Capa do DVD Todos os Cães Merecem o Céu

Sendo que esses clássicos Disney me deixaram bastante exigente e preconceituoso em relação aos desenhos atuais: julgo sem pena um desenho só pela aparência. Desenhos quadrados, deformados, desproporcionais me causam vontade de desligar a TV. Simplesmente não consigo gostar. Sou do tempo(papo de velho, hahahaha) em que os desenhos eram super caprichados e bem feitos. E se os desenhos são o lixo que são hoje, agradeçamos à Nickelodeon que lançou essa moda escrota e todos os outros canais como Cartoon Network, Boomerang, Jetix(que foi dominado pela Disney, que por sinal se rendeu parcialmente a essa tendência) adotaram sem pensar duas vezes. Posso estar errado, mas me lembro disso ter começado com Rocket Power. Se é pra fazer desenho feio, façam com maestria, como a Fox fez com Os Simpsons e até hoje são sucesso.

E é falando deles que encerro esse post. Com certeza precisaria de muitos posts pra falar daquela época, e também de Os Simpsons. Lembro de quando passava também sabe aonde??? No SBT, meu caro! Dava de noite, no horário da novela das 8, que é as 9h. Eu e minha irmã víamos sempre. Eu me acabava de rir com os trotes que o Bart passava pro Moe. E falando em Moe, um dos melhores que vi foi o do Moe Flamejante, onde o Homer inventa uma bebida fodástica, o Moe rouba a idéia, fica rico, o bar vira o principal point dos EUA e até o Aerosmith vai tocar lá. Sensacional!

Aerosmith, primeira banda a aparecer em Os Simpsons, Episódio: Moe Flamejante

Aerosmith, primeira banda a aparecer em Os Simpsons, Episódio: Moe Flamejante

Bom, é isso, decidi compartilhar tais lembranças aqui, escrito em primeira pessoa mesmo, porque(o blog é meu e eu escrevo do jeito que quiser) enquanto conversava no msn com a Paulinha, que conheci a pouco tempo, mas que também se lembra de muitas coisas dos nossos amados anos 90, ao falar disso tudo, percebi que já parecia tão distante e que dá saudades mesmo. Se você chegou até aqui e gostou, tem lembranças pra compartilhar também, ficou revoltadinho porque falei mal dos seus canais ou desenhos favoritos(sub-15 detected!!!) e quer revidar, comenta aí. É de graça!

Final Feliz: Vai dizer que você nunca torceu por ele??? Hahahaha

Final Feliz: Vai dizer que você nunca torceu por ele??? Hahahaha

comentários
  1. Vinicius disse:

    O SBT passou sim o final de Street Fighter, eu vi rsrs

  2. Yitzhak Kozsta disse:

    “Sem contar que no início, eu acreditava mesmo que eles tavam transmitindo o programa de forma ilegal”

    Pow, eu também!!!! saudade da minha infância…

Deixe um comentário